Guia prático para acesso, configuração e integração ao Emissor Nacional
Este guia foi desenvolvido para auxiliar contribuintes, empresas e desenvolvedores na adaptação e utilização do Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Aqui você encontrará informações claras e objetivas sobre o acesso ao sistema, configurações iniciais, principais recursos disponíveis, integração via API e documentos de apoio técnico e normativo.
O objetivo é proporcionar uma transição simples, segura e eficiente, garantindo uma visão prática de cada etapa necessária para o uso adequado do Emissor Nacional da NFS-e.
Indicado para emissões simplificadas, especialmente para Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas optantes pelo Simples Nacional.
Empresas que utilizam sistemas próprios ou soluções de terceiros podem realizar a integração direta com o Emissor Nacional por meio de APIs oficiais, permitindo automação e maior controle no processo de emissão de notas fiscais.
Para garantir o correto funcionamento do sistema, é importante seguir atentamente as etapas abaixo:
O acesso pode ser realizado por meio de usuário e senha (cadastro inicial), certificado digital ou conta GOV.BR — sendo exigido nível Prata ou Ouro para MEIs.
Verifique e mantenha atualizados os dados cadastrais, como e-mail e telefone para contato. Nesta etapa, também é possível definir valores aproximados de tributos.
Cadastre os serviços mais utilizados como favoritos para agilizar o processo de emissão de notas, funcionalidade especialmente útil para MEIs.